Cristiane Moraes Raga-Psicóloga | Crianças

PSICOLOGIA SOLIDARIA

CLINICA SOCIAL ...

AGENDE SUA CONSULTA

FONE: (11)2071-6535 / 93016-4098

Atendimento também pelo whatsapp whatsapp


Você está aqui: Home › Criancas

Nossos atendimentos a crianças



A vida é um processo evolutivo, com suas fases repletas de peculiaridades, mistérios e desafios. Identificar as necessidades de cada uma é dar um novo sentido a existência humana e ajudar a compor uma história com infinitas possibilidades...



Conheça um pouco sobre a Infância

A infância é uma fase de construção da estrutura da personalidade da criança, caracterizada por muitas experimentações e aprendizados, o 

que exige atenção e cuidados especiais por parte dos pais. Essa interação com o mundo acontece principalmente através do brincar, pois é assim que se forma toda a estrutura neurológica, física, cognitiva, emocional e comportamental da criança. Na fase escolar se amplia a capacidade intelectual, os conhecimentos e a sua interação social.

Com as demandas da modernidade, as crianças vêm assumindo maiores responsabilidades, excesso de atividades, cobranças, além de vivenciarem situações que podem ser delicadas como a separação dos pais, o nascimento de um irmão, a mudança de casa, de escola, o bullying entre outros.Quando a criança apresenta alguma dificuldade em lidar com esses desafios, os impactos negativos na construção da personalidade e na auto estima comprometem o bom desenvolvimento psicológico e emocional.

 

Tem sido cada vez mais precoce a incidência de desequilíbrios psicológicos na infância. Os sintomas mais comuns são alterações do sono como pesadelo e bruxismo, alterações do apetite, medos, ansiedade de separação, problemas de disciplina, timidez, apatia, dificuldades escolares, déficit de atenção e hiperatividade, tiques, gagueira entre outros. Essas manifestações podem gerar muito sofrimento, tristeza, isolamento e evoluir para quadros de estresse, ansiedade e depressão.


A psicoterapia, através de intervenções lúdicas como brincadeiras, jogos, desenhos e histórias infantis criam um ambiente propício para que a criança expresse seu universo, suas fantasias, emoções e potencialidades. Criar um espaço acolhedor, lúdico e envolvente é favorecer na criança a compreensão do seu mundo interior, a superação das suas vivências e o seu desenvolvimento harmonioso e saudável.

 

É fundamental para o sucesso desse trabalho a orientação aos pais e a colaboração dos professores.