Cristiane Moraes Raga-Psicóloga | Psicopatologias

PSICOLOGIA SOLIDARIA

CLINICA SOCIAL ...

FONE: (11)2071-6535 / 93016-4098

Atendimento também pelo whatsapp whatsapp

Você está aqui: Home › Psicopatologias

Psicopatologias

As psicopatologias como são chamados os transtornos psicológicos, possuem uma origem biopsicossocial, ou seja, sofrem influências de diversos aspectos como por exemplo, a predisposição genética, as alterações ambientais, as situações de estresse, alterações neuroquímicas, hormonais, as doenças crônicas e também o uso de substâncias.

O diagnóstico é clínico e a avaliação deve ser bem detalhada, explorando toda a sintomatologia da doença como formas de manifestação, características do quadro, início e curso da doença, frequência, intensidade, quando melhora e piora, causas, prejuízos, etc, além de obter informações sobre o histórico pessoal e familiar.

Todos esses dados são importantes para uma boa análise da situação, mas é vital para esse paciente que ele seja ouvido e compreendido na sua essência e subjetividade.

A psicoterapia vem propor uma relação de escuta, acolhimento e respeito ao ser humano, dando voz ao seu sofrimento e esperança de se recuperar e construir uma vida saudável.

Saiba quando a psicoterapia é indicada:

ü Transtornos de humor (depressão, transtorno bipolar, distimia, depressão pós-parto).

ü Transtornos de ansiedade (fobia social e específica, síndrome do pânico, toc, transtorno do estresse pós-traumático, ansiedade generalizada, timidez patológica).

ü Transtornos alimentares (bulimia, anorexia nervosa, compulsão alimentar).

ü Transtornos do controle do impulso (tricotilomania, cleptomania, jogo patológico, compulsões por compras, internet entre outros).

ü Dependência química (tabagismo, álcool, drogas e outras substâncias psicoativas).

ü Sofrimento emocional gerado por enfermidades cardiológicas (taquicardia, hipertensão), dermatológicas (vitiligo, psoríase, herpes), gastrointestinais (úlcera, gastrite), respiratórias (asma, bronquite), endócrinas (disfunção da tireóide, diabetes), etc.

ü Desequilíbrio psíquico causado por trauma, luto, processo cirúrgico, acidente.

ü Estresse provocado por mudanças na vida ocupacional (promoção, pressão no trabalho, afastamento, readaptação, demissão ou aposentadoria).

ü Dificuldade de relacionamento (conjugal, familiar, social e profissional).

ü Quaisquer outras disfunções de ordem psicológica e emocional.